PROBLEMAS PARA A RECUPERAÇÃO DO BITCOIN COMO NÓS OLHOS DE DÓLAR ATÉ Q2/2021

Se um dólar americano mais forte realmente aponta para um Bitcoin mais fraco, então a moeda criptográfica está enfrentando um humilde viés de baixa pela frente.

Uma análise publicada por Seeking Alpha’s Robert Balan espera que o dólar americano prolongue sua recuperação até o segundo trimestre de 2021. Isso representa um problema para Bitcoin, uma moeda criptográfica que desenvolveu uma correlação inversa estranha com o dólar americano.

Seu preço mais cedo subiu mais de 200 por cento quando o greenback caiu para seu mínimo de 27 meses. No entanto, uma recuperação no índice do dólar americano (Símbolo: DXY) inverteu a tendência de curto prazo, fazendo com que o Bitcoin perdesse cerca de 20% de seus ganhos dentro de uma semana de negociação.

NOSSA CONTA DE CAPITAL

Muitos analistas acreditam que o dólar está passando por uma correção provisória de alta. Mas enquanto a Reserva Federal continuar injetando nova liquidez para ajudar a economia dos EUA através das conseqüências da pandemia da COVID-19, as perspectivas de longo prazo para o dólar permanecerão em baixa – e tornarão o Bitcoin mais forte.

Mas o Sr. Balan pensa o contrário. Uma das principais razões pelas quais ele está em alta sobre o dólar é a Conta de Capital dos EUA, um barômetro para medir a entrada e saída de capital na economia dos EUA.

O analista destacou uma melhora acentuada no saldo da Conta de Capital dos EUA entre o quarto trimestre de 2018 e o quarto trimestre de 2019. Ele observou que uma maior entrada de capital começa a crescer na moeda local – tipicamente após 5-6 trimestres de finanças. Isso significa que o dólar americano pode continuar se recuperando até o segundo trimestre de 2021 (o que é terrível para Bitcoin).

„Sugerimos que o próximo período de força contínua no dólar americano virá da melhoria constante do saldo da Conta de Capital dos EUA durante o período de 4° trimestre de 2018 a 4° trimestre de 2019“, escreveu o Sr. Balan.

Um saldo excedente da Conta de Capital indica que mais pessoas estão comprando o dólar americano e os ativos que ele denomina (como bens imóveis). Ele também mostra uma desaceleração nas saídas de capital residentes. Enquanto isso, uma Conta de Capital deficitária significa que mais liquidez está saindo da Conta de Capital para buscar oportunidades nos mercados estrangeiros.

BITCOIN E NÓS RENDIMENTOS DE 10 ANOS

Os touros Bitcoin estão contando com um dólar mais fraco para elevar o preço da moeda criptográfica para US$ 20.000 até o final deste ano. O sentimento cresceu mais forte depois que o Federal Reserve se comprometeu a continuar seu programa de estímulo aberto e a baixar a política de taxas de juros até o momento necessário.

Uma perspectiva de rendimentos mais baixos reduziu o apelo pelos ativos mais seguros, incluindo o dólar americano e os títulos do governo. Como resultado, os investidores começaram a realocar seu capital para ativos mais arriscados, beneficiando as ações americanas, o ouro e até mesmo o Bitcoin.

Mas o recente crescimento no setor de manufatura e serviços dos EUA permitiu que os investidores interpretassem uma recuperação econômica americana. Isso se traduziu em um dólar mais forte e um aumento nos rendimentos do título de referência do Tesouro americano a 10 anos. O Sr. Balan disse que o mercado de títulos de longo prazo pode continuar a perder melhores ganhos nas próximas sessões.

Isso se deve ao saldo de caixa do Tesouro, um barômetro para medir as mudanças na liquidez sistêmica. Assim como a Conta de Capital dos EUA, o Cash Balance (Saldo de Caixa) também está liberando grandes influxos.

„Esperamos que a tendência dos fluxos de liquidez persista até o final do ano. Portanto, os rendimentos e o DXY devem aumentar a partir daqui, de forma correspondente“.

Isso torna a Bitcoin novamente sob o risco de enfrentar novas correções de desvantagem.