Banco Central Europeu (BCE): O euro digital é „útil para todos os cidadãos“.
Christine Lagarde, Presidente do BCE, falou sobre o euro digital na reunião do Conselho do BCE em 21 de janeiro.
- Uma implementação adequada do euro digital beneficiaria a todos, não apenas a elite ou os jovens.
- O BCE está tomando medidas em direção a um CBDC à medida que a tecnologia avança (assim como a ameaça dos CBDCs estrangeiros).
- O Projeto Trust é um consórcio internacional de organizações de mídia baseado em padrões de transparência.
A Presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, salientou que um euro digital não é apenas para a elite ou para os jovens.
Em 23 de janeiro, o Banco Central Europeu (BCE) publicou um tweet no qual sua Presidente, Christine Lagarde, descreveu um euro digital devidamente Bitcoin Code implementado como um „serviço para todos os cidadãos“.
Um euro digital, se adotado, beneficiaria todos os cidadãos. No entanto, ainda não chegamos lá; os esforços para resolver os problemas que ela levanta devem continuar.
A Sra. Lagarde fez sua declaração na reunião do Conselho do BCE em Frankfurt am Main.
A China tem sido notada pelo BCE
A Sra. Lagarde começou sua declaração sobre a utilidade geral do euro digital observando os usos da moeda digital dos bancos centrais (CBDCs) em outros países. Em particular, ela mencionou o programa piloto chinês „em escala bastante grande“.
O yuan digital da China figura de forma destacada nos planos do BCE para um CBDC europeu. Em novembro de 2020, o BCE descreveu seu conceito inicial de um CBDC europeu na conferência sobre o futuro dos pagamentos na Europa, em Frankfurt am Main. Fabio Panetta, membro da Comissão Executiva do BCE, disse que o banco central queria garantir „pagamentos eficientes, inclusivos e seguros na era digital“.
Entretanto, o Sr. Panetta também se referiu à dupla ameaça dos cantos estáveis e, especialmente, dos CBDCs estrangeiros. Para os banqueiros, o uso de um CBDC estrangeiro como principal meio de pagamento pelos cidadãos europeus representa uma ameaça à soberania da zona do euro. Além disso, estes comentários foram feitos em um momento em que a China está em processo de implantação do yuan digital em seu ambiente de varejo.
Eles deveriam estar preocupados?
Os planos de moeda digital da China incluem a expansão internacional. Em 16 de janeiro, a Rede de Serviços Blockchain da China (BSN) anunciou seus planos para 2021. A BSN só anunciou a expansão da cadeia de bloqueio para o exterior. Entre suas ambições está a expansão dos nós da BSN em 50 cidades de países desenvolvidos e em desenvolvimento.
Ao mesmo tempo, a BSN planeja continuar permitindo a implantação do yuan digital na China. O BCE acompanhará estes dois desenvolvimentos com alguma preocupação, de acordo com as declarações de novembro.
estilo americano
As mudanças no governo federal dos EUA definirão o caminho para o desenvolvimento de um CBDC americano durante os próximos quatro anos. Atualmente, os Estados Unidos estão atrasados em relação à Zona Euro e à China.
Washington não está com pressa de recuperar o atraso. O presidente da Reserva Federal dos EUA, Jerome Powell, disse ao Yahoo Finance na quinta-feira, 14 de janeiro, que a criação de um CBDC norte-americano é um passo prudente a ser dado. Powell também disse ao Yahoo Finance que ele vê os Estados Unidos como o primeiro país a se estabelecer porque o dólar é a moeda de reserva mundial.